terça-feira, 7 de dezembro de 2010

SEGURANÇA PÚBLICA, NO NOVO GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO!

O Governo Casagrande pensa a gestão do eixo estratégico de combate à criminalidade, a partir de 2011, com a integração de três secretarias ligadas diretamente à questão da Segurança Pública. O objetivo é reduzir a criminalidade e a violência de modo geral.
Segundo o site oficial do PSB:
“Três secretários já estão confirmados nas pastas de Segurança Pública; Gestão do Sistema Prisional e Medidas Socio-educativas; e Secretaria Integrada para Ações Estratégicas. São eles, respectivamente: Henrique Herkenhoff, Ângelo Roncalli e André Garcia. A outra secretaria que trabalhará integrada com as demais - a de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - ainda não tem um responsável pela pasta. Cada secretaria terá autonomia e recursos próprios para investimentos.”
Notamos um esforço do Governador eleito, do vice e de toda equipe de transição, no sentido de atacar de frente o maior problema do Estado. Não vi ainda nenhum pronunciamento em termos de política pública para a saúde. Além das promessas de campanha não notamos um planejamento estratégico da saúde a exemplo do que já foi feito na Segurança pública.
“Segundo Casagrande, as secretarias vão ser coordenadas diretamente pelo gabinete do governador. Ele explicou, ainda, que além dos secretários, representantes dos Direitos Humanos, Ministério Público, OAB e Tribunal de Justiça estarão trabalhando juntos por uma visão integrada e estratégica de Governo. Nesse novo modelo haverá, por exemplo, maior espaço para atuação dos Direitos Humanos, uma reivindicação de diversos movimentos sociais.”
Fala-se em Comitê Gestor de Segurança pública, aumento do efetivo policial, investimentos em estrutura física e aplicação de penas alternativas para desafogar o sistema prisional. Lembrando que não podemos esquecer o fortalecimento da Defensoria Pública. A justiça no Estado trabalha com agilidade para resolver as demandas dos ricos que podem pagar vários advogados, enquanto tem gente que não deveria estar mofando na cadeia, por ter cumprido pena, ou por ser inocente mesmo.
Várias unidades prisionais foram construídas no Governo Paulo Hartung. Em 2003 eram apenas três unidades prisionais e vamos terminar o ano com 30 unidades. Agora, temos que investir em ressocialização, com penas alternativas e criação de novos espaços de defensoria pública e cidadania para acelerar os julgamentos. Não adianta falar em melhorias no Sistema Prisional sem falar em melhorias nos espaços de cidadania e justiça. Além da geração de empregos obviamente tem que haver melhorias na educação, saúde, iluminação, saneamento básico, pavimentação e inclusão social. A segurança pública melhora quando um conjunto de fatores melhoram os serviços públicos de modo geral.
FONTE
http://www.psbnacional.org.br/index.php/content/view/9188/Renato_Casagrande_anuncia_aAes_integradas_de_SeguranAa_Pblica_no_Governo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário