quarta-feira, 3 de novembro de 2021

SÉRGIO MORO A TERCEIRA VIA QUE INCOMODA LULA

 

A pesquisa qualitativa em profundidade comentada pelo banqueiro André Esteves, em áudio vazado, aponta que o perfil ideal do próximo presidente é de Centro Direita. Não está na via do radicalismo de direita representado por Bolsonaro e muito menos na via do radicalismo de esquerda representado por Lula. Nesse imaginário surge a terceira via representada pelo ex-juiz Sérgio Moro, o cara da Lava Jato.

Nessa polarização triangular Sérgio Moro, que tem baixíssima rejeição, vai abocanhar as taxas de rejeição de Bolsonaro e Lula. Nesse cenário Ciro Gomes apagaria sua lanterna da terceira via. Marina Silva se quer aparece pontuada nas pesquisas, dificilmente será candidata em 2022 a um cargo majoritário. João Dória e os outros não existirão.

Quem sofre o maior impacto com a candidatura do cara da Lava Jato é o Lula, não pelo fato de ter sido preso por essa operação, mas por arrancar do corrupto petista parte do eleitorado que rejeita Bolsonaro. Existe no imaginário político uma fatia do eleitorado que rejeita Lula e Bolsonaro ao mesmo tempo. Por ser um eleitor muito exigente quanto a meritocracia tenderá ao apoio do Moro. Em contra partida entre os bolsonaristas, Sérgio Moro tem uma dose de rejeição, que poderá ser tratada ao longo da campanha. Lembrando que no geral a memória do eleitor é curta e Moro no mínimo vai dar muito trabalho aos favoritos de 2022.

Os desafios de Bolsonaro são muitos, controlar a inflação e reconquistar seguidores, acalmar o centrão e ficar bem com uma parte da mídia e dos formadores de opinião. Lula por sua vez entrou em pânico e já está descartando a hipótese de ser candidato à sucessão de Bolsonaro. O Vermelho amarelou de vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário