Fonte: Sofer http://www.yeshuachai.org/forums/topic/a-letra-hebraica-shin-%D7%A9/
A letra hebraica Shin (ש), seu valor numérico é 300. Pode
pronunciar ‘Sh ou S’. A forma da
letra lembra fenômenos naturais
que parecem levantar-se para o céu, por exemplo, os galhos de uma árvore, as
chamas de uma fogueira, ou um campo de flores. O segredo da letra Shin (ש) é “a chama
[Revelação Divina]
vinculado a fonte [Essência Divina],
o Messias.” A fonte [Essência Divina – O Messias], na
verdade possui uma chama invisível nela, que emerge e expande sobre o Mundo.
Todo esse
simbolismo também é encontrado quando Moisés levantou ambos os braços enquanto
Israel pelejava contra Amaleke. A Torá nos diz que Israel prevaleceu quando
Moisés levantava os braços e as mãos em evidência (Êxodo 17:11). A letra Shin é
uma silueta de Moisés, com os dois braços estendidos e a cabeça no meio (Magen
David). Era a Emuná (fé) com o qual Moises inspirou o povo de Israel a voltar
seus olhos para D-us (Talmud; Rosh Hashaná 3:8). A forma da letra Shin (ש) lembra, assim, o esforço da alma para
subir e conhecer a D-us como uma chama queima, graças à transformação de um
elemento material, a letra Shin é a “letra do
espiritual, a chama interior que queima o material do conteúdo da mente”.
A letra Shin (ש) é forma a
palavra Shalom – שלום (Paz) e a palavra Shalva – שלוה (Serenidade): são a paz e a
serenidade que vêm de uma sensação de
completude, a reconciliação com D-us e com nossos semelhantes. No primeiro versículo do Shemá: שמע ישראל יהוה אלהינו יהוה אחד Ouve, ó Israel,
Adonay é nosso Deus é Um, duas
letras aparecem em fonte maior nos rolos de Torá, o ע ‘Ayin e o ד Dalet, que compõem a palavra
testemunha (עד), a antiga
forma pictográfica é um olho e um
triângulo.
Esta palavra faz alusão ao papel do povo judeu como uma testemunha do
verdadeiro D-us entre os povos. Sh’v (שב) é a raiz da
palavra Teshuvá (תשובה), que significa literalmente retornar
(arrependimento).
O Shemá (Deuteronômio 6:4,
Marcos 12:29) é um chamado
para ouvir aquela voz interior que é a voz de D-us dentro de nós, que nos move
na direção da paz e sabedoria.
A letra Shin (ש) é também a inicial
Sirá – Cantar (שירה) e a música tem o
poder de “quebrar” o espírito de
negatividade, ou demoníaco como
evidenciado pelo duplo sentido da palavra, que significa tanto Zamer (זמר) cantar, podar, cortar: quando o Rei Saul estava
possuído por um espírito maligno
(1º Samuel16:14)
, seus assessores sugeriram que ele se ouvisse da música de David
para se livrar do espírito que o
perturbava .
A letra Shin (ש), aparece no início da palavra
Sheker (falso), “porque mesmo a
mentira mais hedionda sempre tenta disfarçar-se como uma
verdade” (Rashi:
Num.13:27).
A letra Shin (ש) está relacionada
com Shineyin (שיניים). A forma do
Shin (ש) é reminiscente
de um molar, que tritura os alimentos com os seus pontos afiados. O nome
hebraico ‘El Shaday’ significa “D-us Todo-Poderoso, ou aquele que nutre e
cuida”, Shin (ש) é a primeira
letra da palavra ” ‘Shaday’ (שדי). Também é interessante
que a Mezuza colocada nos umbrais das casas judaicas, a uma letra Shin (ש) significando que ‘El Shaday protege a família e a casa. Se
você olhar para o
contorno das câmaras do nosso
coração, você vai voltar a
perceber uma forma da letra Shin (ש) plantada ali.
A letra Shin (ש) alude ao Shabat (שבת), o sétimo dia da
Criação. Este dia
significa descanso e está conectado com
a plenitude, paz e tranquilidade. Porém, outra parte está também enfatizada na
letra Shin (ש), tais como;
O substantivo masculino שטן (Satanás –
Satan), que significa adversário ou opositor.
Este
substantivo ocorre cerca de três dezenas de vezes na Bíblia e apenas alguns
dessas ocorrências denotam o grande vilão: Em Números vemos este substantivo
atribuído ao Anjo de Adonay: Números 22:22: “… e o anjo de Adonay pôs-se no
caminho como לשׁטן (opositor)…” E o versículo 32, “Eu vim como לשׁטן (opositor),… o caminho não pode
prosseguir”. O verbo
denominativo שטן (satan), que
significa resistir ou ser um adversário. Este
verbo é usado seis
vezes na Bíblia, por exemplo, no Salmo 38:20, onde se lê: “… eles ישׁטנוני (opõem) me porque
eu sigo o que é bom…” O substantivo
feminino שטנה (Sitna),
denota uma espécie de acusação escrita.
Este substantivo é usado apenas
uma vez na Bíblia, em
Esdras 4:06.
O verbo שטה (satá) significa
desviar, por sua vez, o declínio, e sempre
a partir de um bom caminho para um mau. O cognato aramaico deste verbo
significa vaguear. Um verbo que provavelmente soou bastante semelhante à nossa palavra
שׂטן (Satanás), que
significa adversário ou opositor, é שׁתן (shatan), ou
seja, urinar (1 Samuel 25:22, 1 Reis 14:10).
Note: No “Novo
Testamento” Yeshua (Jesus) repreende Pedro, dizendo: ” Afasta-te de mim,
Satanás!…” (Mateus 16:23), o que ilustra a dificuldade que os tradutores
tiveram e tem hoje para quando a mesma palavra é às vezes traduzido como um
verbo regular ou substantivo e às vezes como um nome pessoal de definição. De
vez em quando as palavras de Yeshua (Jesus) são transliteradas do aramaico e é
altamente improvável que Ele personificava Pedro com Satanás, ou que Pedro
estava possesso, Ele simplesmente estava repreendendo a oposição de Pedro, que:
“porque não pensas as coisas de D-us, mas as dos homens!” Os eventos que cercam
a queda da humanidade (Gênesis 3), pode ser entendida como satanás violar uma
limitação específica definida por D-us: ver o que eles iram fazer, mas não os
alimente com o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. O que
exatamente deu errado, não sabemos , mas Satanás tornou-se orgulhoso e pode
mesmo ter tentado um “golpe de Estado” contra D-us. O arcanjo Miguel (
significa Quem é como D-us: Micha’El – מיכאל ) envolveu e
uma luta contra satanás e seu
esquadrão e lançou-os para
fora.
Essas coisas
são muito difíceis e certamente não são facilmente explicadas em quaisquer
termos comuns. (O que pode ajudar é imaginar a causalidade celestial e
descansar em cima da causalidade espaço-tempo como a forma de um cubo fica em
um papel plano que forma um dos seus lados.)
Finalmente,
note que satanás tem um papel muito maior e épico e definido na cultura geral
do que na própria Bíblia, e enfatizamos mais uma vez que a Bíblia certamente
não suporta a idéia dualista de que o reino das trevas eternamente batalha
contra o reino da luz. Satanás não é um opositor de D-us. O nome de Satanás
aparece em duas formas no Novo Testamento grego: uma vez como Σαταν (Satanás, 2
Coríntios 12:7) e trinta e quatro vezes mais Σατανας ( Satanás, Mateus 4:10,
Marcos 1:13 , Apocalipse 20:7).
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