NEURO MARKETING POLÍTICO UM CASO REAL
Nas eleições de 2012, um cliente me convidou para uma consultoria
em marketing político, envolvendo pesquisas qualitativas. Era uma eleição quase
impossível de ser vencida. Uma deputada, da família mais rica daquela cidade,
havia contratado a melhor marqueteira política do Estado, para tocar sua
campanha à prefeitura. Além de contar com apoio da máquina municipal, ela tinha
as principais lideranças e quase toda classe empresarial do município.
Meu cliente era um vereador pouco conhecido, que tinha
como vice um comerciante, ironizado pelas inúmeras derrotas eleitorais. Nas
pesquisas qualitativas e quantitativas notamos que a deputada liderava com
folga, mas tinha uma grande rejeição construída ao longo dos 20 anos que sua
família dominava o poder político local.
Na pesquisa qualitativa identificamos que o vereador,
de alguma forma alimentava o imaginário feminino, seja na beleza, sensualidade
ou charme que elas admiravam nele. Uma espécie de “príncipe encantado
disponível”. Algumas diziam: “se esse homem me der um abraço vou sair pelo
bairro pedindo votos para ele”. Veio na minha mente um estudo que havia feito
sobre neuro marketing a decisão inconsciente do voto. Este estudo parte das
observações de Paul Maclean sobre as três camadas do cérebro.
O Cérebro “Triúnico” de Maclean é uma visão
evolucionista, pensando o ser humano como resultado de uma evolução de biliões
de anos. O seu desenvolvimento se deu por uma guerra constante pela
sobrevivência, primeiro contra os animais e depois contra seus semelhantes por
parceiras e território. O raciocínio envolvendo estratégicas e táticas fizeram
do ser humano um ser superior, com pensamento abstrato e racional. Desenvolveu
a linguagem simbólica, consciência, inteligência e cultura.
Paul Maclean considerou três fases nessa evolução ao
desenvolver sua teoria do cérebro “Triúnico”. Se igualando às “camadas
geológicas”, o cérebro humano é composto por três camadas ou capas, três
cérebros num só.
A primeira camada, paleoncéfalo ou cérebro reptiliano é
a menor parte do nosso cérebro, que é responsável pelas necessidades vitais de
sobrevivência e reprodução. Além do desejo sexual, controla funções essenciais:
fazer a digestão, o sono, respirar ou assegurar o batimento cardíaco. Ações mecânicas
e instintivas.
A segunda camada é o mesoencéfalo ou sistema límbico,
comum em todos os mamíferos. Este é responsável pela proteção da prole, emoções
e sentimentos. Este sistema é capaz de aprender e transformar as emoções em
memória.
A terceira camada o neocórtex, é a parte maior e mais
evoluída do cérebro. Surgiram então a linguagem, a consciência e o raciocínio
lógico ou argumentativo. É o que distingue os humanos dos outros animais seu status
de ser superior. As mulheres possuem a camada límbica mais desenvolvida por
isso são mais sentimentais e românticas. Os homens possuem a camada neocórtex mais
desenvolvida por isso são mais racionais, estratégicos e lógicos.
O Plano de marketing político passou, por colocar o
candidato de forma muito sinestésica, abraçando e beijando o rosto das
mulheres, com um delicioso perfume francês. Para criar identidade visual, andava
sempre vestido do uniforme de campanha, uma camisa verde e calça jeans. Através
da libido feminina ele começou a crescer entre as mulheres, que começaram a
puxar outros setores do eleitorado. Se essa estratégia desse errado, paralelamente
criamos também uma estrutura simbólica de Mane. O filósofo que acreditava na
polarização binária do mundo, dividido em uma grande força do mal lutando
contra outra enorme força do bem. Exemplos de polarizações binárias são: Deus X
Diabo, Noite X Dia, Bonito X Feio, Bom X Ruim, Homem X Mulher, etc. Como havia
muitos bairros completamente abandonados pelo poder público, criamos a polarização:
Ricos X Abandonados. A Deputada era o candidato dos ricos e meu cliente o
candidato dos abandonados. O Resultado das eleições o meu cliente foi eleito
com mais de 60% dos votos.
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